Grupos de notícias



Bebê é reanimada após sofrer parada respiratória durante parto de emergência dentro do ônibus, em Goiás


Uma bebê precisou ser reanimada após sofrer uma parada respiratória depois de nascer dentro de um ônibus na madrugada desta quarta-feira (15), às margens da BR-153, em São Luiz do Norte, a 237 km de Goiânia. Segundo a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pela rodovia, uma equipe foi acionada para atender a mãe Alessandra Pereira de Farias, grávida de 36 semanas, que viajava de Goiânia (GO) para Belém, no Pará.

Após pedir ajuda, Alessandra foi atendida dentro do ônibus por uma equipe médica da concessionária. Ela havia rompido a bolsa e estava em trabalho de parto. No momento, Alessandra disse que foi informada de que se tratava de um "parto pélvico", quando o bebê nasce em posição contrária ao habitual.

De acordo com Tatyanne Barbosa Patriarca, técnica de enfermagem e socorrista da concessionária, ao chegar no local encontrou a mãe com dificuldade na finalização do trabalho de parto, sendo necessária a intervenção dos profissionais para a retirada do bebê. Após o nascimento, ela contou que a bebê teve uma parada respiratória e precisou de manobras de reanimação.

Além dela, participaram do atendimento a técnica de enfermagem Glenda Vidal e o resgatista Fabiano Fernandes da Silva.

A mãe Alessandra descreve o sentimento vivido no momento em que viu a filha sendo reanimada. “Ela não chorava e estava com pulsação fraca. Um desespero, né? Ver ela naquela situação”, conta. Além disso, o final feliz ficou registrado no nome da recém-nascida, que ganhou o nome de Vitória Lorena.

Depois do parto e da reanimação, o ônibus foi escoltado por uma ambulância até o Hospital Municipal de São Luiz do Norte (GO), onde mãe e filha estão em observação. A Ecovias do Araguaia informou que as duas não foram retiradas do ônibus por conta da impossibilidade de remoção.


//