Um aparelho de raio-x foi encontrado dentro de uma casa abandonada no centro de Rio Verde, Sudoeste de Goiás. O equipamento foi encontrado e recolhido pela Polícia Militar após uma denúncia anônima recebida na manhã da última segunda-feira (19).
A Vigilância Sanitária de Rio Verde foi acionada para fazer as avaliações de risco, mas a reportagem não conseguiu contato para saber se o equipamento pode causar danos ambientais ou à saúde humana. O Popular entrou em contato por telefone, whatsapp e email, mas não obteve retorno por nenhum dos canais.
O Corpo de Bombeiros também esteve no local e constatou vários itens jogados no chão e empilhados, além do aparelho de raio-x. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Verde (Semma), mas também não obteve retorno.
Ministério Público
Na noite do mesmo dia que o aparelho foi encontrado, o Ministério Público de Goiás teve ciência dos fatos e emitiu uma nota se posicionando.
“Em contato com o Corpo de Bombeiros Militar e com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Verde/GO, foi informado que já estavam sendo tomadas as medidas administrativas necessárias para o recolhimento dos equipamentos e responsabilização dos proprietários”, informa o MP.
O Ministério deu um prazo de até 48 horas para que a Semma retire o equipamento da casa e coloque em um local seguro. O dono do imóvel também foi notificado.