Grupos de notícias



Prefeitura entrega termos de posse para as primeiras famílias contempladas pelo Programa Meu Lote, Minha História.


O início do sonho da casa própria já é realidade para 134 famílias que receberam o documento de seus lotes e também os projetos para construção de suas moradias.

O dia 28 de setembro entrou para a história de Anápolis. Nesta data, os primeiros lotes do programa Meu Lote, Minha História foram sorteados, no Teatro Municipal, onde também foram entregues os termos de posse para 134 candidatos habilitados do grupo A. Para o casal Nilton, de 28 anos, e Jacqueline, de 21, esse é um momento de muita felicidade, expectativa e possibilidade de um futuro melhor.

“A gente tem seis anos de casados, temos três crianças e estamos muito felizes de ganhar o lote, da prefeitura estar proporcionando isso pra gente. Sabemos da importância que é poder ter uma casa, construir junto com os filhos, de poder sair do aluguel. E com esse termo de posse em mão, a gente já tá querendo ir lá pra poder ver onde é, já pensar em como vai ser, dar um jeito de começar a construir logo. A gente tá muito ansioso”, disse Jacqueline.

O programa, lançado em 18 de julho de 2022, recebeu mais de 10 mil inscrições na primeira fase e, para o prefeito Roberto Naves, chegar nesse momento do projeto é muito gratificante, pois mostra o compromisso e transparência no cuidado dos anapolinos. “É uma noite de agradecimento a vocês que acreditaram no projeto. Quando lançamos, muitas pessoas não acreditaram que chegaria o dia de finalmente ter o seu lote para começar sua história. Então, vocês são vencedores, vocês merecem, por terem acreditado, batalhado e participado de cada etapa até serem selecionados”.

O sorteio aconteceu com a participação de cada contemplado, que já sabia em qual bairro receberia o seu lote, visto que as áreas já haviam sido selecionadas no último sorteio do grupo, realizado antes das visitas. Então, cada família, escolheu seu envelope na urna do sorteio e já pôde sair do Teatro Municipal com seu termo de posse assinado pelo prefeito e demais autoridades presentes, dentre elas o procurador-geral do município, Dr. Carlos Alberto Fonseca, a secretária municipal de Integração, Eerizania Freitas, e a primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves.

“Vocês trilharam um caminho árduo, de quase um ano, e por uma questão legal, precisa ser assim. Mas o sonho vira realidade e agora começa o sentido do nome do projeto, agora começa a história de vocês. A partir de amanhã vocês já podem visualizar o lote, visualizar como vai ficar a casa e já começar a construir. Isso é o mais importante. Essa é a política do bem, que consegue alcançar e mudar a vida das pessoas”, comentou a primeira-dama.

Durante o evento de sorteio e entrega, uma novidade também foi anunciada. As secretarias municipais de Obras e de Habitação realizarão a limpeza e o piquete de todos os lotes, além de identificar cada um deles, para que cada contemplado possa visualizar a área em que seu sonho se concretizará.

“Essa é a gestão do prefeito Roberto Naves e da primeira-dama Vivian Naves, que tem realizado um trabalho articulado entre as secretarias e a procuradoria-geral do município e assim também é com o Programa Meu Lote, Minha História. Estamos juntos, de mãos dadas, trabalhando para dar dignidade de moradia para os anapolinos que mais precisam. Agora, a partir do termo e da escolha do projeto, vocês vão materializar o sonho de moradia”, disse a secretária de Integração, Eerizania Freitas.

Além do termo de posse de cada lote, com média de 150 m², cada família receberá o projeto completo da casa, de 51,99m² de 2 quartos ou de 3 quartos com 64,27m², desenvolvidos pela equipe da secretaria de Habitação e que já contemplam os projetos arquitetônico, elétrico e hidráulico, e também com todas as autorizações necessárias para iniciar a construção de imediato.

*Grupo A*

Os candidatos do grupo, que inicialmente totalizavam 150, receberam no último mês a visita de um técnico da assistência social e atestaram a veracidade de todos apresentados nas fases anteriores. Do número total, 10 candidatos não realizaram o agendamento para receber a visita e 6 não conseguiram comprovar toda a documentação necessária, e foram desclassificados.

O grupo A, formado por idosos, pessoas com deficiência e os 97 primeiros classificados da ampla concorrência, receberam a documentação dos lotes que estão localizados nos bairros Itamaraty, Jardim Progresso, Las palmas, Vila Nova Jaiara, Residencial Verona e Monte Sinai.

*Grupo B*

A partir da próxima segunda-feira, 2, até o dia 11 de outubro, os 150 candidatos do grupo B poderão realizar o agendamento das visitas através do Zap do Social. Já o período das visitas acontece entre os dias 17 de outubro e 14 de novembro. Todas as famílias receberão a visita técnica, que deve ser acompanhada por algum morador que esteja com nome no cadastro da família e que tenha idade mínima de 18 anos. Caso não esteja ninguém na residência no momento da visita, o beneficiado deve realizar o reagendamento pelo Zap do Social. No caso de frustração da segunda visita, o candidato será desclassificado. Após as visitas e conferência de informações, o candidato segue para a próxima etapa: o sorteio das unidades.


//