O médico obstetra Rafael Leite Ferreira, que fez o parto do bebê Guilherme Auak na última sexta-feira (24), na Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, em Anápolis, a 55km de Goiânia, diz que realizou dois partos de recém-nascidos empelicados em uma semana. Um vídeo registrou o momento que o médico faz cócegas na barriga do bebê Guilherme para acordá-lo.
"A gente fica muito engrandecido, feliz e emocionado. Tivemos a oportunidade de presenciar e de participar de dois partos de bebês empelicados. Uma condição muito rara e que fomos privilegiados essa semana com dois aqui", contou o médico à TV Anhanguera.
Segundo Rafael, que atua como obstetra há 20 anos, as cócegas vistas no vídeo foram feitas para estimular o bebê a respirar sozinho após o nascimento, já que ele ainda estava entrando em contato com o meio externo. "O parto empelicado é um misto de cuidado, técnica e emoção", conta o médico.
Além do parto empelicado do bebê Guilherme Auak, o médico obstetra Rafael realizou novamente esse mesmo procedimento nesta sexta-feira (31), quando trouxe ao mundo o bebezinho Santiago.
O parto empelicado acontece quando o recém-nascido sai da barriga da mãe ainda coberto pela bolsa amniótica. Especialistas explicam que é bastante raro e que a chance de um bebê nascer assim é de apenas uma em 80 mil.
De acordo com Rafael, ao retirar o bebê sem danificar a bolsa amniótica antes do parto não causa prejuízo a saúde do recém-nascido.