A procura pela vacina contra a Covid-19 apresentou um crescimento significativo em Anápolis nos últimos dias. Na quarta-feira passada, dia 9, foram 248 doses aplicadas na cidade. Já ontem (16), em uma parcial no meio da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde já havia imunizado 606 pessoas – o aumento é de 144%. No dia 3, foram 73 doses aplicadas. Já no dia 1º, foram aplicadas 118 vacinas.
Existe, claro, uma expectativa que esses números se mantenham, já que a procura, sobretudo para o reforço, não tem alcançado o esperado pelas autoridades na área da saúde.
Em Anápolis, no momento, estão disponíveis apenas os imunizantes da Pfizer nas versões adulta a pediátrica, que podem ser encontradas até às 16h nas seguintes unidades de saúde: Adriana Parque, Setor Tropical, Parque dos Pirineus, São José, São Carlos, Vivian Parque, Arco Íris, Arco Verde, Munir Calixto. Já a imunização até às 21h acontece nas unidades do Bandeiras, Anexo Itamaraty, Filostro Machado, Bairro de Lourdes, Recanto do Sol e Vila União.
As unidades que possuem somente Coronavac, Janssen e Astrazeneca e vacinam até às 16h são Jardim Suíço, Jardim Alexandrina, Jardim Guanabara, Fabril, JK, Santa Isabel, Santa Maria de Nazareth, João Luiz, Calixtolândia, Vila Formosa, Vila Esperança, Santo Antônio, São Lourenço e Calixtópolis. No mesmo esquema, até às 21h, tem a unidade da Vila União.
Casos
De acordo com a responsável pela Imunização na Secretaria Municipal de Saúde, Mirlene Garcia, houve “um leve aumento” no número de casos em Anápolis nos últimos dias, mas nada que modificasse de maneira significativa a rotina na rede pública, sobretudo em relação às internações por Covid-19.
“Como as unidades ainda tem um período para encaminhar para nós a informação [dos casos], pode haver alguma alteração, mas pelos dados contabilizados diariamente, esse aumento ainda é considerado discreto”, afirma Mirlene. A consideração feita é em relação ao feriado e ponto facultativo, quando a rede funcionou em regime de plantão.
No total, o Brasil registrou 2.582 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.963.985 casos conhecidos desde o início da pandemia – os dados são de terça-feira (15). Com isso, a média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 7.786. A variação foi de +61% em relação à média de duas semanas atrás.
Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.
O uso obrigatório de máscaras foi revogado em Anápolis. Porém, Mirlene recomenda que a proteção deve ser considerada por qualquer pessoa que apresente sintomas gripais, seja na consulta médica, em outros ambientes coletivos ou mesmo na própria residência.
A chamada ética sanitária, um legado da pandemia do novo coronavírus, contribui sensivelmente para queda da propagação de doenças e, aliada à vacinação, impacta positivamente na redução de casos graves e até mesmo de mortes.
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendou, no domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.
A recomendação acontece principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
Também para aquelesque tiveram contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.