Morreu na manhã deste sábado, 12, em São Paulo, o humorista Ary Toledo, nome popular da comédia no rádio e na TV do Brasil. Ele tinha 87 anos e estava internado no Hospital Sírio Libanês, no Centro da capital paulista.
“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta Mestre”, disse a publicação feita pela família nas redes sociais.
Nascido em Martinópolis, no interior de São Paulo, em 22 de agosto de 1937, Ary Toledo fez carreira na TV e no rádio contando piadas e histórias engraçadas. Era também cantor, compositor e violonista.
Ele passou a infância na cidade de Ourinhos e se mudou para a capital aos 22 anos, quando começou a fazer shows como cantor e contador de piadas, além de trabalhar como ator.
Ao longo da carreira, trabalhou em emissoras como TV Tupi, Record e SBT. Também escreveu muitos vários livros de piadas e gravou discos.
Ary Toledo foi também cantor e participou, na era dos festivais, na década de 1970, de um dos maiores festivais de MPB defendendo uma música composta por Carlos Lyra e Vinícius de Moraes.
Por 45 anos, foi casado com a diretora teatral Marly Marley, que morreu em 2014, aos 75 anos, vítima de uma complicação do câncer de pâncreas.