Grupos de notícias



Anápolis tem nota máxima na destinação de lixo, aponta Ranking de Competitividade dos Municípios


Cidade está em primeiro lugar no país. Mais de 100 mil toneladas de resíduos sólidos são recolhidas por mês, destinados a aterro operado de forma controlada.

O Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado na quarta-feira (21), deu nota máxima a Anápolis na avaliação de destinação de resíduos. A cidade atingiu nota 100, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo levantamento, que colocou o município em primeiro lugar do país neste quesito.

A Prefeitura recolhe, mensalmente, 100 mil toneladas de resíduos sólidos, todos destinados ao aterro sanitário, projeto para ser operado de maneira controlada, com monitoramento regular da qualidade do ar, da água e do solo ao redor do espaço onde está implantado o empreendimento.  

Atualmente, a estrutura recebe rejeitos de classe II A, considerados não inertes, e II B, chamados também de inertes. O aterro sanitário atende todas as normas e legislações ambientais, inclusive com autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Anápolis tem ainda serviços de coleta seletiva em quase uma centena de bairros da cidade, além de coleta hospitalar.  

“Temos um trabalho de coleta e destinação muito efetivo. Claro, tudo isso é fruto de um planejamento que foi feito lá atrás e vai se atualizando a partir do crescimento da cidade. Nossas rotas de recolha variam das alternadas, em regiões de menor geração de resíduos, às diárias, naqueles locais em que há maior geração de lixo. Temos também pontos fixos de coleta seletiva, além de contêineres e lixeiras espalhadas pela cidade para facilitar o descarte”, explica a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro.

O aterro sanitário municipal também recebe descartes particulares de forma gratuita para resíduos de até uma tonelada.

Anápolis em alta

Anápolis subiu 30 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo CLP. O levantamento está em sua quinta edição e considera municípios com mais de 80 mil habitantes, que correspondem a 60% da população brasileira.  

O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. A cidade fica menos de quatro pontos atrás de Rio Verde, que atingiu a maior nota no estado.

Além da destinação de resíduos, Anápolis também atingiu nota máxima no tempo de abertura de empresas, que é o menor do país com 17 minutos.


//