Grupos de notícias



Anápolis supera marca de 400 mil habitantes com conquistas em todas as áreas


Estimativa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (29), apontou que cidade já tem 415 mil moradores

Anápolis superou a marca dos 400 mil habitantes, segundo projeção divulgada na manhã desta quinta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, o município tem 415.847 moradores em 2024.

Em dois anos, na comparação com o Censo de 2022, foram cerca de 17 mil novos habitantes. Muitas destas pessoas chegaram à cidade recentemente, em busca de oportunidades. Anápolis, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é campeã de geração de empregos e, nos primeiros seis meses deste ano, abriu o número recorde de 6.162 vagas de trabalho.

“É com muita alegria que recebemos a notícia de que Anápolis superou a marca de 400 mil habitantes. Quando chegamos à Prefeitura, eram 366 mil anapolinos. Hoje são quase 50 mil pessoas a mais em apenas oito anos. Isso mostra como a cidade cresceu e se consolidou como um importante polo não só do Centro-Oeste, mas também nacional”, afirmou o prefeito Roberto Naves.

Nos últimos anos, Anápolis manteve um crescimento constante do Produto Interno Bruto (PIB), com média de quase 8% ao ano, apesar da pandemia de Covid-19. O município se consolidou como a segunda maior economia de Goiás, embora tenha a terceira maior população - atrás de Goiânia e Aparecida de Goiânia, e colocou-se como potência regional.

Nesta semana, a montadora Caoa, instalada no Daia, anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para modernizar a fábrica de Anápolis e expandir a operação com a implementação de 200 robôs. A Aurora EADI, do ramo aduaneiro, também chegará ao município com aporte superior a R$ 100 milhões, reafirmando o papel da cidade como um dos principais hubs logísticos do país.

Na educação, Anápolis firmou-se como destaque na alfabetização e avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), chegando à nota 6,2 nos anos iniciais do ensino fundamental, acima da média nacional.

Para atender todo este crescimento populacional – e a crescente frota de veículos - a Prefeitura investiu em soluções de mobilidade urbana, como a construção de viadutos na Avenida Brasil, nos cruzamentos com a Goiás e Amazilio Lino; na tão sonhada trincheira do Recanto do Sol, na Ponte Estaiada e na construção de três anéis viários para desafogar o trânsito na cidade.

A saúde também viu avanços. Foi inaugurado nesta semana o Centro Médico Jaiara, com pronto atendimento 24 horas na região Norte. A Prefeitura também entregou o Hospital Municipal Alfredo Abrahão e a UPA Pediátrica. Ainda em 2024, inaugura o Hospital Municipal Georges Hajjar, no Leblon, e a UPA da Mulher Jamel Cecílio. Os investimentos farão a cidade saltar de uma para três UPAs e dois hospitais municipais.

“Sabemos que ainda temos muitos problemas para resolver e trabalhamos para isso todos os dias. Mas avançamos muito, em todas as áreas, e tornamos Anápolis, com todas suas vocações, uma cidade cada vez mais atrativa”, destacou o prefeito.


//