Grupos de notícias



Anápolis avança nas políticas sociais para as crianças de zero a seis anos.


Gestão municipal acaba de aderir ao Pacto Goiano pela Primeira Infância_l.

Anápolis segue avançando quando o assunto são as políticas socioassistenciais voltadas à primeira infância, etapa do desenvolvimento infantil compreendida entre zero e seis anos de idade. Na última semana, representantes da gestão municipal estiveram presentes no “Pacto Goiano pela Primeira Infância: Eu me Comprometo!”, realizado em Goiânia, no auditório do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO).

“Esta é mais uma etapa que reforça o nosso compromisso com as crianças anapolinas. Nós vamos fomentar os avanços nas políticas voltadas à primeira infância, mas temos ponto de partida, como o atendimento às famílias realizado pelos CRAS, a construção de novas creches e a ampliação do atendimento das que já existem. Além disso, temos o programa Voluntários de Coração, que dá suporte às mães gestantes, o programa Integração, que atende cerca de 1,3 mil crianças no contraturno escolar com atendimento multiprofissional da assistência social, da saúde, da educação, da cultura e do esporte, dentre inúmeras outras políticas já em execução no município”, comentou a secretária municipal de Integração, Eerizania Freitas, que na ocasião representou o prefeito Roberto Naves.

A programação do evento, realizado pelo Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, contou com apresentações culturais, workshops e palestras, além dos debates fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância. Além disso, durante o evento foi realizado um ato simbólico, em que os prefeitos participantes firmaram compromisso com a primeira infância.

Participaram do pacto representantes do Tribunal de Conta dos Municípios de Goiás, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa do Estado, da Defensoria Pública, da OAB Goiás, da OVG, do Governo do Estado, e também secretários municipais da assistência social e prefeitos de inúmeros municípios.

*Audiência Pública*

Também na última semana, em parceria com a Câmara Municipal de Anápolis, a gestão municipal debateu as políticas voltadas às crianças anapolinas durante a Audiência Pública pela Primeira Infância. O evento, realizado pelo legislativo municipal, contou com a presença da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, da secretária municipal de Integração Eerizania Freitas, de vereadores e também de inúmeros atores sociais que compõem a rede de proteção da criança e do adolescente em Anápolis.

“É na prevenção que podemos garantir um futuro melhor. Por isso é fundamental cuidar das nossas crianças hoje e são muitas as ações desta gestão que fazem isso, como a UPA Pediátrica, a terceira do Brasil com este perfil, e que hoje é uma referência na cidade e no Estado. Na Educação, temos feito investimentos pesados, em material escolar, na qualificação da rede e com as novas unidades. Isso sem falar nos investimentos na assistência social, com todas as políticas em execução”, afirmou Vivian.


//