Grupos de notícias



Polícia Civil de Anápolis apoia nas investigações de irregularidades em licitações da prefeitura de Pirenópolis.


Foi constatado favorecimento para determinada empresa na contratação de serviço de inventário patrimonial de diversas secretarias.

Na manhã desta quinta-feira (30/9), foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 3 afastamentos de função pública, em operação que investiga irregularidades em licitações da Prefeitura de Pirenópolis.

A Operação Réplica foi deflagrada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP).

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Pirenópolis, Goiânia, Cristalina, Formosa e Goianápolis, além do Distrito Federal. Ao todo, 64 policiais civis participaram da operação, que teve apoio das delegacias regionais de Anápolis, Luziânia e Formosa. Dez pessoas são investigadas na operação, sendo físicas e jurídicas, de direito público e privado.

Investigação de irregularidades em licitações da Prefeitura de Pirenópolis
De acordo com a Polícia Civil, a operação é relativa a uma investigação de crimes envolvendo procedimentos licitatórios e respectivos contratos firmados pela Prefeitura de Pirenópolis para contratação de empresa responsável pelo inventário patrimonial de diversas secretarias municipais. Conforme apontam as investigações, os procedimentos apresentam indícios de favorecimento e direcionamento para determinada empresa.

O objetivo das diligências de hoje (30) é levantar mais elementos de informação, com o fim de fortalecer a base probatória já existente. São investigados nesta operação 10 pessoas físicas, além de pessoas jurídicas de direito público e privado. Os investigados respondem, no inquérito policial, pelos delitos de fraude a licitações e falsificação de documento público e particular.

A expressão “Réplica”, utilizada para dar nome à operação, vem ao encontro de “imitar algo”, pois o modus operandi identificado era que a mesma documentação foi copiada e reproduzida em todos os procedimentos, ou seja, mesmas empresas participantes, propostas semelhantes e o mesmo licitante vencedor.

A equipe do Dia Online entrou em contato com a Prefeitura de Pirenópolis para pedir posicionamento sobre o caso e aguarda retorno. O espaço segue aberto.


//