Grupos de notícias



Pilares de sustentação tomam forma em novo estágio da obra da Ponte Estaiada


Ainda no mês de julho, os cabos estais que farão a sustentação da estrutura começarão a ser executados

A construção da ponte estaiada Edenval Ramos Caiado, que ligará as avenidas Brasil Sul e Pedro Ludovico (Polocentro — Morumbi), atingiu um novo estágio. A fundação está 95% concluída, a mesoestrutura atingiu 85% de progresso e a superestrutura já está em 15% de execução.

Os blocos principais de apoio da fundação foram finalizados, os pilares de sustentação já estão concretados em ambas as margens do rio e a aduela zero, que fica no nível da laje da ponte, está em fase final de concretagem na margem do Polocentro (Morumbi). No canteiro, há duas gruas fixas de 52 metros operando, uma em cada margem do rio.

“A obra já se consolida como uma das maiores estruturas da cidade, sendo possível já vislumbrar seus dois grandiosos pilares rompendo o solo e estampando o horizonte anapolino”, destaca Flávia Ribeiro, secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.  

Um marco importante no avanço da construção será a iniciativa dos mastros que sustentarão os cabos de estais, prevista para a segunda quinzena de julho. Cada mastro terá 40m acima do nível da ponte, o que representa um grande avanço na estrutura da obra.

Com uma equipe de trabalho dedicada, composta por aproximadamente 100 pessoas, a construção da ponte estaiada segue trazendo grandes expectativas para a região.

A Ponte Estaiada trará mais fluidez no trânsito e diminuirá o tempo de deslocamento dos moradores da região Sul do município em até 20 minutos. O trajeto também será encurtado em quatro quilômetros, beneficiando aproximadamente 15 mil veículos diariamente.


//