O Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Anápolis, com apoio operacional do CAOP, deflagrou ontem (14/2) a Operação Stellionatu 01. Foram realizadas as seguintes diligências: cumprimento de dois mandados de prisão preventiva; cinco mandados de busca e apreensão domiciliar; operacionalização de sequestros de valores em contas bancárias e de quebras de sigilos bancários. A operação nasceu de uma investigação criminal de um grupo criminoso que se reunia em Anápolis para praticar deliberadamente crimes de estelionatos eletrônicos e vitimarem pessoas em todo o Brasil.
O Geic descobriu que um casal, morador de Anápolis, exercia a liderança do grupo. Eles estavam foragidos desde o dia 09/02/2023, mas foram presos na noite de ontem (14/2) por policiais civis do Geic e CAOP de Anápolis. O homem, com apenas 22 anos de idade, tem passagem por crime de roubo. A mulher tem a mesma idade.
Os outros integrantes do grupo (cerca de mais cinco pessoas) emprestavam as respectivas contas bancárias para o casal praticar os golpes e receber os valores transferidos pelas vítimas. O casal pagava uma comissão para os demais integrantes do grupo sobre os valores auferidos nos crimes. O casal permanecerá preso à disposição do Poder Judiciário e a Polícia Civil seguirá com as investigações para elucidar detalhadamente os fatos para viabilizar a responsabilização criminal de todos os envolvidos.