Grupos de notícias



MPGO e agência reguladora de Anápolis realizam operação de inspeção a ônibus e plataformas do transporte coletivo.


O Ministério Público de Goiás (MPGO), em parceria com a Agência Reguladora Municipal de Anápolis (ARM), realizou, na madrugada desta sexta-feira (17/3), uma inspeção para avaliar as condições dos ônibus utilizados no transporte coletivo municipal, atualmente sob a responsabilidade da concessionária Mobilidade Urbana Anápolis (Urban). Também foram verificados aspectos relacionados à limpeza do terminal central e o cumprimento dos horários de partida.

De acordo com o promotor de Justiça Paulo Henrique Martorini, que articulou a inspeção, foram analisados, por amostragem, a limpeza dos ônibus, o estado de conservação dos pneus e o funcionamento das rampas elevatórias para a utilização do transporte público por cadeirantes.

A operação verificou, por exemplo, que um dos veículos inspecionados apresentou defeito no funcionamento da rampa elevatória, o que foi devidamente anotado pelos agentes da ARM, para as providências previstas no contrato de concessão.

Todos os veículos inspecionados utilizavam pneus dentro das especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que recomendam a substituição deles quando a banda de rodagem tenha atingido os indicadores de desgaste ou cuja profundidade remanescente seja inferior a 1,6 mm.

Ao final, ficou deliberado que a ARM irá recomendar à Urban que, antes da saída dos ônibus da garagem da empresa, seja realizada a verificação do funcionamento da rampa elevatória dos veículos. (Texto: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, com informações  e fotos da 5ª Promotoria de Justiça de Anápolis)


//