Um homem foi filmado caminhando sobre fios em um poste em Itumbiara, no sul de Goiás. Imagens feitas pelo dono de um lava a jato, Hugo Almeida, de 42 anos, mostram o morador se equilibrando enquanto as pessoas pedem para ele descer.
“Ele sempre faz essas 'manobras', ficou lá uns 20 minutos. Eu o vi lá em cima e a gente 'danou' com ele e ele desceu. No mesmo dia ele andou também em outro poste”, conta Hugo.
As imagens foram feitas no início da tarde desta terça-feira (23). O gerente de segurança e saúde da Enel Distribuição Goiás, Alexandre Marques, explica que o homem poderia ter morrido ou ter ferimentos graves.
“Ele estava caminhando sobre fios de telefone e internet e segurando em uma rede de baixa tensão, que é uma rede isolada. Porém, próximo ao poste, tem partes expostas que podem ocasionar choque elétrico”, fala o gerente.
Alexandre pontua ainda que somente profissionais habilitados e autorizados podem acessar a rede elétrica. A companhia reforça que é expressamente proibida a interferência de terceiros nas redes.
“É chocante. O risco é alto, nenhuma pessoa deve acessar a rede elétrica, nem se aproximar. Estava na baixa tensão, mas o fato de não encostar não significa que não pode ter acidente. É muito perigoso”, afirma o profissional.
Em caso de acidentes, a Enel alerta que o local tem que ser isolado, para que outras pessoas não se aproximem. Além disso, a companhia informa que não é recomendado retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desenergizada.
Moradores que ficarem diante de um acidente devem acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição Goiás, pelo 0800 062 0196.