Goiás tem alerta para tempestade e de perigo potencial para este sábado (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do órgão é de chuva, com possibilidade de granizo e de ventos entre 40 e 60 Km/h.
O alerta emitido pelo Inmet diz que a tempestade deve atingir as regiões leste e sul de Goiás, além do Entorno do Distrito Federal.
As cidades que podem ser são: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Gameleira de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Silvânia, Valparaíso de Goiás e Vianópolis.
Segundo o Inmet, é baixo o risco de estragos, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Apesar disso, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o instituto sugere que os moradores evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
De acordo com o alerta, Goiânia não está entre as cidades que podem ser atingidas pela tempestade. No entanto, há previsão de chuva na capital no dia 22. As temperaturas devem ficar entre 23°C e 31°C.
Após mais de 120 dias sem chuva, moradores de alguns bairros de Goiânia respiraram aliviados, na tarde de sexta-feira (16), após os primeiros pingos que caíram do céu.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), uma frente fria no oceano está dispersando um pouco de umidade e, combinada com o calor, gera áreas de instabilidade. Porém, o instituto informou que essas chuvas são passageiras e que o período chuvoso só deve começar, de fato, em outubro.