Grupos de notícias



CÂMARA RECEBE COMISSÃO DA OAB PARA SOMAR FORÇAS EM DISCUSSÃO DE ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR


Dando prosseguimento aos diálogos no processo para atualização do Plano Diretor do município, a presidência da Câmara de Anápolis recebeu, nesta segunda-feira (20.out), representantes da subseção de Anápolis da OAB. A entidade, a exemplo da Câmara, também criou uma Comissão Especial para debater o tema, e colaborar com propostas.

Sob a coordenação da advogada Silvana Célia Rezende Silva, a Comissão reúne presidentes de diversas comissões da OAB Anápolis:  de Direito Ambiental; Direito de Trânsito; Direito Imobiliário; Direito Tributário; Direito Notarial e Registral; Assuntos Fundiários e Habitacionais; Licitações e Contratos Administrativos; Direito Empresarial; e Direito do Terceiro Setor.

A presidente da Câmara Andreia Rezende (Avante) apontou a OAB como uma importante parceira e protagonista desse processo. “Tem um corpo jurídico de pessoas renomadas, com uma comissão especial representada pelos presidentes dessas comissões, onde com certeza nós avançaremos muito nesse trabalho lado a lado”. Para a presidente, como uma instituição que “representa a voz da sociedade”, a OAB tem muito a somar em todas as etapas de elaboração da revisão do Plano.

Já o presidente da OAB Anápolis, Samuel Santos, reforçou que a entidade “tem como finalidade não apenas defender e representar a advocacia, mas principalmente defender e representar a sociedade”. “Defendemos a Constituição Federal, o Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social. E tudo que envolve a temática, que envolve a sociedade e a população, a OAB está participando e ativa”, disse.

Segundo ele, “seja para emitir um parecer, uma opinião jurídica, uma opinião técnica, alguma construção que haja necessidade de uma revisão, a OAB estará participando dessa construção. “Nós estamos falando, talvez, da legislação mais importante para os próximos dez anos da sociedade, então não adianta fazermos algo correndo, sem entender todo o cenário, sem discutir bem as demandas, para logo em seguida temos que reformar, aditar ou reformular alguma questão. Então, agora é um momento de debate, de discussão e de alinhamento”, concluiu.

Comissão da Câmara

A Câmara Municipal de Anápolis também já conta com uma Comissão Especial para acompanhar, debater, sugerir e, finalmente, apreciar em plenário e votar a atualização do Plano Diretor do município.

O documento serve para orientar o desenvolvimento urbano e rural de um município, definindo regras para o uso do solo, organização de atividades, e planejamento de infraestrutura, transporte e meio ambiente, e deve ser atualizado a cada dez anos, prazo que vence em julho de 2026.


//