O departamento de Reabilitação Física da APAE Anápolis inaugurou uma academia de ginástica completa dentro de sua unidade de reabilitação física. O objetivo, segundo o presidente da instituição, jornalista Vander Lúcio Barbosa, é proporcionar uma recuperação mais rápida e eficaz por parte dos pacientes que fazem fisioterapia na unidade. “Temos vários projetos de melhoria e ampliação dos serviços ofertados aos nossos alunos e pacientes. A academia era um deles. Com planejamento, temos conseguido diversas conquistas como esta”, explicou.
Segundo a coordenadora de reabilitação física Edineia Nogueira, antes da academia, eles contavam com elásticos, pesos e outros equipamentos que simulavam o esforço, agora feito nos aparelhos. “Nosso trabalho ganhou outra dimensão e os resultados devem nos surpreender em breve”, disse ela. São esteiras, anilhas, estruturas para alongamento e outros acessórios que suprem completamente as necessidades dos fisioterapeutas para com seus pacientes. O conjunto foi equipado com recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiás -FEDPI/GO, através do projeto Cuidando da Melhor Idade. “Muitos dos nossos pacientes são idosos que precisam ganhar massa muscular para melhorar o equilíbrio, recuperar atrofias e lesões, entre outros tratamentos”, ressaltou a coordenadora.
Ginástica na escola
Por enquanto, alunos da escola Maria Montessori também devem usar a academia de acordo com suas indicações médicas, mas outra academia será instalada nas dependências da escola. O objetivo é dar aos alunos condições de treinar regularmente durante o ano letivo e também para as Olimpíadas das APAES.
A escola conta com mais de 50 atletas em diversas modalidades como natação, basquete, atletismo, entre outras. São alunos com habilidades especiais que muito têm orgulhado a APAE Anápolis enquanto a representam nesses eventos. “Era uma solicitação antiga dos alunos e que, felizmente, agora, pudemos atender. Eles estão extremamente felizes e sentem que são valorizados. Além disso, sabemos a importância do esporte na recuperação de deficiências diversas”, comentou a diretora da escola, Nelma Granja. Os recursos da academia da escola, são oriundos do Projeto Cuidando da Melhor Idade, e a da escola, vieram de doação da empresa Havan de Anápolis, para desenvolvimento de projetos escolares.