Inauguração do Jardim Botânico Medicinal faz parte da programação, que inclui trilha ecológica e visita a aterro sanitário e cooperativas.
Palestras, rodas de conversa, atividades ecológicas e distribuição de mudas nativas do Cerrado. Essas são algumas das atividades que estão sendo realizadas durante a 2ª Semana do Meio Ambiente, que vai até a quarta-feira, 7. Abrindo a semana, na data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã desta segunda-feira, 5, em parceria com a Faculdade Fama, foi inaugurado o Jardim Botânico Medicinal, no Parque Ipiranga com doação de mudas. O local funcionará de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h e das 17h às 20h30.
“O Jardim Botânico Medicinal é o espaço onde as pessoas poderão aprender os benefícios das plantas medicinais, como cuidar, manejar, plantar. Inclusive, vamos envolver as crianças do ensino fundamental aqui do município, pois no piso térreo fica a exposição das plantas medicinais e, no piso de cima, fica um auditório para palestras, cursos, interação e será muito importante tanto para as crianças como para a comunidade em si”, explicou o secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wederson Lopes.
Fez parte ainda do cronograma de ações do dia a visita dos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ao Viveiro Municipal de plantas ornamentais e ação ambiental sustentável, ambos no Parque Ecológico JK. E para exaltar a cultura, o Cine Ambiental programou a exibição, na UniEvangélica, de Cerrado de Volta – a restauração da Chapada dos Veadeiros.
Realizada pela Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, o tema escolhido para a Semana do Meio Ambiente deste ano é: Soluções baseadas na natureza. O diretor de meio ambiente, Thiago Vitorino, explicou a importância da temática para nossa sociedade. “Essas iniciativas locais são extremamente importantes porque trazem ao público a possibilidade de fazer uma reflexão desses grandes problemas e perceber, de uma maneira mais consistente, quais ações podemos fazer para minimizar esse impacto que nossa sociedade tem provocado no ambiente natural”.
Nos próximos dias ainda acontece trilha ecológica com estudantes da rede municipal de educação, que também visitarão o Aterro Sanitário de Anápolis, e a cooperativa de catadores de materiais recicláveis, palestra, e a inauguração do projeto Viveiro Escola.