O piloto de parapente Evanderson Gomes de Andrade, de 41 anos, ficou ferido após fazer um pouso forçado no Parque Estadual da Serra de Jaraguá. O caso aconteceu na segunda-feira (24), no momento em que o piloto participava do campeonato internacional 13° X Cerrado.
O Corpo de Bombeiros fazia a segurança do evento e informou que o piloto teve um problema com o equipamento durante o voo. Com isso, precisou acionar o paraquedas reserva para fazer um pouso de emergência. O subcomandante Higor Mendonça explicou que, como o vento estava muito forte, Evanderson só conseguiu pousar em uma região de vegetação distante da planejada.
À reportagem, o piloto detalhou que assim que notou os problemas com o equipamento, chamou pelo rádio um amigo que também estava voando. Esse amigo pousou junto com ele e foi quem acionou o resgate.
Quando resgatado pelos bombeiros, Evanderson apresentava escoriações e reclamava de dor na região do quadril. Ele foi imobilizado e levado para o Hospital Estadual de Jaraguá (Heja). Lá, constatou-se que teve uma fratura na bacia.
O piloto recebeu medicação para dor e foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), em Goiânia. O hospital disse que o paciente está internado na enfermaria e que seu estado geral de saúde é estável.
Competidor há 15 anos, Evanderson mora em Rio Claro, São Paulo. À reportagem ele revelou que estava em segundo lugar na competição quando precisou fazer o pouso forçado. Agora, por conta do acidente, vai precisar ficar um tempo longe do esporte.
“Perdi o campeonato, mas ganhei a vida. Desejo bons voos para todo mundo e que todos se atentem aos cuidados, porque não é fácil. Eu nunca tinha me machucado assim antes”, disse o piloto.