Grupos de notícias



Onda de calor: Morador frita ovo em frigideira em calçada de Anápolis; vídeo


Aproveitando as altas temperaturas, um morador de Anápolis, na região central do estado, fritou um ovo em uma frigideira colocada em uma placa de metal, em uma calçada. O experimento foi feito por volta das 13h30 da última quinta-feira (21) e não demorou muito para que o ovo começasse a ser frito (assista acima). Nesses últimos dias, as temperaturas em Goiás seguem elevadas devido a uma onda de calor.

A coordenadora do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG) explica porque o experimento se torna possível.

“É uma chapa a céu aberto. É possível fritar com tranquilidade, porque ele está ali com um material muito inerte, uma inércia muito grande e com muita caloria, então é normal que frite mesmo”, afirmou.

A onda de calor extremo que atinge grande parte do Brasil deve continuar nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Goiás e mais oito estados vão sofrer com o calor de 'grande perigo' no país. Goiânia pode marcar 40°C no próximo final de semana.

De acordo com a chefe do Inmet, Elizabeth Alves, esse calor ocorre devido uma massa de ar seco predominante em várias regiões do país. Essa condição persistindo por vários dias, traz esse alerta da onda de calor.

“Estamos com mais de cinco dias com temperaturas elevadas acima da média e quando temos temperaturas com 5°C graus acima da média e por mais de cinco dias é considerado grande perigo”, explica Elizabeth.


//