Um homem foi atingido no pé por um disparo feito por um guarda civil metropolitano durante uma ação de fiscalização na manhã desta quinta-feira (18), na Região da 44, em Goiânia. Segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM), dois guardas foram hostilizados ao entrar em uma galeria e, neste momento, um dos agentes realizou um disparo no chão.
A vítima foi socorrida consciente pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). Porém, a identidade dela não foi divulgada. A GCM informa que os comerciantes tentaram impedir a ação e que um agente foi apedrejado e ficou ferido no rosto. O nome dele também não foi divulgado.
Durante a ação, os guardas acompanhavam as equipes da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiânia) e da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam). De acordo com a GCM, a fiscalização buscava identificar mercadorias falsificadas na Região da 44. O g1 solicitou uma nota do órgão e da pasta e aguarda retorno.
A Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) afirma que a fiscalização foi realizada em um shopping não filiado à entidade. Além disso, destaca que não compactua com excessos e abusos de autoridade. “Acompanhamos o desenrolar dos fatos para que tudo seja devidamente esclarecido”, diz (leia íntegra no final da matéria).
Íntegra nota da AER44
Sobre o trabalho de fiscalização contra mercadorias falsificadas feito pela Guarda Municipal de Goiânia na Região da 44, a Associação Empresarial da Região da 44 (AER) esclarece que a ação ocorreu em um shopping não filiado à entidade.
A AER44 esclarece ainda que não compactua com qualquer prática ilícita que seja, mas também presa para que o trabalho de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis ocorra dentro da legalidade, sem excessos e abusos de autoridade. A Associação estará acompanhando o desenrolar dos fatos para que tudo seja devidamente esclarecido e o clima de harmonia e tranquilidade na região seja mantido.