Grupos de notícias



GOIÁS LANÇA PROGRAMA RESPIRA GOIÁS PARA FORTALECER DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e os municípios, lançou, nesta quarta-feira, 19, oficialmente o Programa Respira Goiás, que já está em execução há dois anos. A proposta é estruturar e integrar o cuidado às doenças respiratórias crônicas e infecciosas na Atenção Primária à Saúde, com foco em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Asma e Tuberculose.

O programa se organiza em seis pilares principais: capacitação contínua dos profissionais da Atenção Primária; matriciamento clínico (interconsultas entre médicos da rede e especialistas da UFG); discussão de fluxos e linhas de cuidado; ampliação do acesso a exames diagnósticos; padronização e individualização do tratamento; e monitoramento e prevenção contínua das doenças respiratórias.

Ao site, a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES, Amanda Santos, o objetivo é tornar a atenção primária resolutiva e próxima da população. “O que a gente quer é reduzir essas condições que são sensíveis à atenção primária. Ou seja, são condições que eu posso cuidar totalmente na atenção primária. Eu só encaminho para um pneumologista realmente aqueles casos mais graves. Queremos deixar na urgência apenas os pacientes que não têm como não ser urgentes e manejar da melhor forma possível os crônicos mais próximos do paciente”, explica.

Ela destaca ainda a importância do matriciamento clínico. “Já foram mais de 20 casos discutidos com a pneumologista do programa e também com o médico dos pacientes. O que queremos é que os protocolos sejam padronizados, mas com um olhar individualizado para cada paciente”, aponta.

O Respira Goiás já apresentou avanços significativos: quatro ciclos de capacitação realizados de forma online e presencial em macrorregiões e regionais de saúde; mais de 20 casos clínicos discutidos entre médicos da atenção primária e especialistas da UFG; projeto de VAN diagnóstica aprovado para ampliar o acesso a exames; e integração consolidada entre municípios e especialistas via Telessaúde Goiás/UFG.

O coordenador-geral do programa, Marcelo Carneiro, ressalta que o projeto já está em andamento e será contínuo. “O Respira Goiás já está em andamento há dois anos. Iniciamos com um projeto piloto e agora finalizamos a primeira etapa, onde todos os profissionais da atenção primária foram capacitados para o atendimento das doenças respiratórias. É um projeto que não para aqui, ele vai ser perene para que a gente continue sempre fazendo capacitações e promovendo a oportunidade do médico do interior discutir casos com especialistas da UFG”, disse.


//