O Governo de Goiás enviou nesta sexta-feira (18) bombeiros goianos e cães farejadores para reforçar o trabalho das equipes em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde um forte temporal deixou várias casas soterradas. Segundo a corporação, eles vão ajudar no resgate de vítimas e nas buscas por pessoas desaparecidas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro militares, três cães farejadores, entre eles, a cadela Cristal que atuou em Brumadinho e nas buscas por Lázaro Barbosa, e uma viatura vão compor a força-tarefa que saiu de Anápolis para o Rio de Janeiro. O avião da corporação também deve se deslocar na operação. A previsão de chegada da equipe é às 8h deste sábado no estado carioca.
Até a tarde desta sexta-feira, segundo o Corpo de Bombeiros do Rio, havia registro de 136 mortos e 213 desaparecidos. O capitão Higor Mendonça, um dos militares goianos que vai participar da ação, conta que está com a equipe completa para prestar apoio aos militares cariocas.
"Nós temos cães altamente preparados para essa missão. Nossa objetivo é somar com as equipes que já estão no local. Sabemos das dificuldades, o terreno apresenta uma grande dificuldade de mobilidade das equipes", disse o capitão.
Conforme os bombeiros, os resgates se concentram na região do Morro da Oficina, onde pelo menos 40 casas foram soterradas. Em dezembro de 2021, os militares de Goiás foram enviados à Bahia devido às fortes chuvas que atingiram o estado.