Grupos de notícias



Galeria de Artes Antônio Sibasolly apresenta exposição Panorama da Arte Contemporânea de Goiás


A mostra é uma iniciativa para celebrar e impulsionar a cena das artes visuais no estado.

A partir deste sábado, 24, a Galeria de Artes Antônio Sibasolly apresenta a exposição o Panorama de Arte Contemporânea de Goiás. A inauguração da mostra se dará com coquetel, às 19h, e depois abre as portas para a visualização de obras de 30 artistas. Ela segue até 29 de outubro.

Organizada pela Prefeitura de Anápolis, em parceria com a Associação Amigos do Mapa e apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2023, a exposição oferece visibilidade para artistas emergentes e consagrados, promovendo um diálogo entre diversas narrativas poéticas.

“O Panorama de Arte Contemporânea de Goiás é uma iniciativa para celebrar e impulsionar a cena das artes visuais no estado. Apesar da diversidade, o recorte da exposição reflete as escolhas e critérios da curadoria, oferecendo um Raio-X da produção artística goiana”, destaca o curador, Paulo Henrique Silva.

A seleção dos 30 artistas foi feita em três etapas: dez foram escolhidos por edital, outros dez indicados pelo curador-geral, e os últimos dez com obras no acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa).

Os artistas indicados para o Panorama de Arte Contemporânea de Goiás são Âmbar Pictórica, Benedito Ferreira, Chico Silva, Estevão Parreira, Fernanda Adamski, Glayson Arcanjo, Lina Cruvinel, Lucélia Maciel, Manuela Costa Silva e Rubens Pileggi.

Os selecionados por edital são André Felipe Cardoso, Anna Behatriz Azevêdo, Carlos Monaretta, Emilliano Freitas, Gabriela Chaves, Genor Sales, Jan Araújo, Rafael de Almeida, Raquel Rocha e Urubu.

Já os artistas com obras no acervo do Mapa que fazem parte da exposição são Dalton Paula, Enauro de Castro, Evandro Soares, Grupo EmpreZa, Joardo Filho, Luiz Mauro, Selma Parreira, Talles Lopes, Valdson Ramos e Yara Pina.

A curadoria da mostra focou na representatividade de sexo e gênero, assegurando a equidade e a diversidade de narrativas e mídias. As obras abordam temas variados, como história, memórias, questões intimistas e inquietações contemporâneas.

O curador destaca que a exposição visa oferecer um olhar crítico sobre as múltiplas questões do presente e reafirmar o compromisso com a visibilidade de narrativas em alguns momentos silenciadas.

A Galeria de Artes Antônio Sibasolly, fica localizada na Praça Bom Jesus, número 15 – Setor Central – Anápolis-GO.


//