Ao todo, a cidade conta com cerca de 100 mil mudas plantadas pela Prefeitura Municipal e pelos cidadãos anapolinos
O município de Anápolis ganha vida entre os meses de junho a novembro com a floração dos ipês. Durante esta época, é possível ver as ruas e praças da cidade se transformarem em um mosaico de cores, resultado de um projeto que visa embelezar a área urbana e promover a sustentabilidade.
Nos últimos sete anos, Anápolis tem se empenhado na plantação de ipês. O projeto começou pela Avenida Brasil Sul, mas atualmente, a cidade conta com cerca de 20 mil mudas plantadas pela Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Além disso, cerca de 80 mil mudas também foram doadas aos cidadãos para serem cultivadas em áreas públicas e particulares. Essa iniciativa enriquece a paisagem urbana e também incentiva a participação da comunidade na preservação e valorização do meio ambiente.
Entre os mais impressionantes, destaca-se o Ipê Amarelo da Avenida Jamaica, no Jardim Nações Unidas, além das vibrantes flores roxas e rosas, na Rua Benjamin Viêra, no Jardim Goiano, e o Ipê Rosa da Praça dos Romeiros.
A escolha do ipê como espécie a ser plantada não foi ao acaso. Os ipês são árvores nativas do Cerrado e são extremamente resistentes ao clima da região. Suas flores vibrantes – que podem variar entre o amarelo, rosa, branco e roxo – proporcionam um espetáculo natural que atrai a atenção de moradores e visitantes.
A Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Anápolis tem atuado de forma diligente para assegurar o cuidado e a manutenção das mudas plantadas.
“Esse projeto teve um impacto positivo tanto na paisagem urbana quanto na consciência ambiental dos anapolinos e esta gestão se orgulha em ser um exemplo de cuidado e valorização das riquezas naturais do Cerrado”, enfatiza Flávia Ribeiro, secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.