Uma menina de 11 anos ficou ferida na perna ao ser atacada por uma piranha no Lago das Brisas, em Buriti Alegre, no sul de Goiás. A mãe da criança, Walkiria Katia Lemos, de 48 anos, conta que não imaginou que a filha fosse atacada na parte rasa do lago.
“Frequentamos o local há anos. Saímos para dar uma volta na prainha. Ela [a filha] estava de sapato aquático, que protege as superfícies, mas a piranha mordeu na canela. Não imaginei que aconteceria”, contou a mãe.
Walkiria contou que ficou muito assustada no momento em que a filha gritou de dor. Ela levou a menina para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, onde recebeu atendimento e fez curativo.
“Ela estava tirando uma foto quando gritou. Não cheguei a acionar os bombeiros, mas pessoas que estavam em uma lancha ao lado me ajudaram a levar minha filha para o hospital", contou.
A mãe ainda ressaltou que no local não há sinalização apontando o risco das piranhas. “Não tem sinalização nenhuma. Divulgamos para alertar às pessoas sobre o risco de novos ataques”.
Em nota, a Prefeitura de Buriti Alegre informou que está tomando todas as providências possíveis e trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para orientações. Informou também que pescas predatórias e a forma incorreta de descartes de lixo, tem prejudicado a superpopulação das piranhas.
Outros ataques
No dia 2 de janeiro, uma criança de 10 anos perdeu o dedinho do pé direito após ser atacada por piranha na prainha do Lago das Brisas. O pai do menino, disse que não havia sinalização no local para alertar sobre o perigo de piranhas no lago.
No mesmo mês, um homem de 52 anos também perdeu parte do dedo ao ser atacado por piranhas no lago. O morador estava com a família no lago. Ele teve que passar por uma cirurgia para reconstrução do membro (vídeo abaixo).