O prazo para que as pessoas contempladas com a CNH Social deem entrada na habilitação termina nesta segunda-feira (25). Segundo o governo, esta é a sexta etapa do programa e conta com 11.010 vagas para que a população de baixa renda possa obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar uma categoria de forma gratuita (veja detalhes ao fim da reportagem).
De acordo com o edital, quem perder o prazo ou deixar de entregar os documentos solicitados será desclassificado do programa. A segunda chamada com vagas remanescentes deve ser divulgada no próximo dia 29.
Os candidatos devem procurar uma unidade de atendimento presencial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran Goiás) ou Vapt Vupt para entregarem a documentação exigida para a abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
Para obter a habilitação por meio da CNH Social, é preciso ter idade superior ou igual a 18 anos, saber ler e escrever, e cumprir com os demais critérios estabelecidos no edital. De acordo com o Governo de Goiás, desde a criação do programa, que é dividido nas modalidades estudantil, rural e urbana, mais de 17 mil pessoas já foram beneficiadas.
Modalidade estudantil: os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública estadual.
Modalidade urbana ou rural: destinado a moradores da área urbana e rural, respectivamente, com inscrição ativa no CadÚnico.
Benefícios
Candidatos contemplados com a CNH Social possuem isenção das seguintes taxas:
Renach;
Licença de Aprendizagem de Direção Veicular;
Agendamento de prova teórica;
Agendamento de exame prático;
Exame médico e psicológico.
Além disso, é fornecido todo o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e três retestes gratuitos.