A Caixa Econômica Federal libera, nesta quarta-feira (1º/9), saques e transferências da quinta parcela do auxílio emergencial aos trabalhadores informais nascidos em janeiro e que não fazem parte do programa social Bolsa Família. O grupo recebeu o benefício em poupança digital no dia 29 de outubro.
Beneficiários do programa Bolsa Família que têm o Número de Inscrição Social (NIS) final 5 já podiam realizar os saques da quinta parcela desde 24 de agosto.
A sexta parcela começará a ser paga em 17 de setembro.
A previsão inicial era que o auxílio fosse pago por três meses, mas a lei deu a possibilidade de prorrogação do benefício.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.
Os valores do benefício variam de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. No total, foram 45,6 milhões de trabalhadores contemplados, 22,6 milhões a menos do que no auxílio emergencial pago no ano passado. O benefício, que foi retomado em abril deste ano, acabaria em julho, mas foi prorrogado por mais três meses (agosto, setembro e outubro).