Para alcançar a meta, que é de imunizar 47.200 animais, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com quatro pontos permanentes.
Setembro é o mês fixo no calendário nacional de vacinação para proteger cães e gatos contra a raiva animal. O “Dia D” já tem data, será no dia 28 do próximo mês em 70 postos, mas em Anápolis essa imunização é permanente. E o objetivo, neste ano, é vacinar 47.200 animais.
Cães e gatos acima de três meses de idade contam com quatro postos fixos para receber a vacinação antirrábica em Anápolis. São eles: Centro de Controle de Zoonoses, Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera e Faculdade FAMA. Cada local tem um cronograma de atendimento (veja abaixo).
Para prevenir acidentes e e garantir a segurança dos animais, cães devem ser transportados com coleira e guia (cães agressivos devem usar focinheira). Já para os gatos, a recomendação é que sejam transportados em caixas adequadas. Outro lembrete importante é que crianças desacompanhadas não devem levar animais aos postos de vacinação para evitar acidentes.
Os animais afetados pela raiva podem transmitir a doença para os humanos, causando até a morte. Ela é infecciosa viral aguda, não tem cura, acomete mamíferos, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade.
A raiva é uma doença causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, com letalidade próxima a 100%. A doença pode ser transmitida ao ser humano por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de animais contaminados. Além de cães e gatos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres também podem transmitir a raiva.
Os animais com suspeita da doença apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.
Postos fixos para vacinação antirrábica:
Centro de Controle de Zoonoses: segunda a sexta-feira das 8h às 16h
Clínica Veterinária da UniEvangélica: segunda a quinta-feira das 14h às 17h
Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera: segunda a sexta-feira das 13h às 18h
Faculdade FAMA: segunda a quinta-feira, das 13h às 17h
”Dia D” – 28 de setembro
Das 8h às 17h em 70 postos que serão divulgados posteriormente