Depois de enviar um áudio a amigos descrevendo as mulheres ucranianas como “deusas” e se mostrando maravilhado por elas serem “fáceis” por serem “pobres”, o deputado estadual por São Paulo Arthur do Val (Podemos), também conhecido como Mamãe Falei, retornou ao Brasil e se pronunciou sobre o caso.
Membro do Movimento Brasil Livre (MBL), o parlamentar foi para a região do conflito, assim como o coordenador nacional do mesmo grupo, Renan Santos, com o intuito, segundo a dupla, de ajudar na resistência ucraniana. Nesta sexta-feira, chegou a postar uma foto em que, sentado ao lado de vários engradados, dizia que nunca pensou que montaria coquetéis Molotov
No mesmo dia, mais tarde, vazou o áudio em que usa vocabulário totalmente desrespeitoso às mulheres, especialmente as refugiadas. “Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso, foi num momento de empolgação. A impressão que está passando é que cheguei lá (na região da fronteira com a Ucrânia), tinha um monte de gente e disse ‘quem quer vir comigo’. Não tive tempo para fazer nada, nem para tomar banho, estou há três dias assim, até cheirando mal aqui”