Grupos de notícias



TORNADO DEIXA CINCO MORTOS E MAIS DE 400 FERIDOS NO PARANÁ


Um tornado devastou o estado do Paraná na tarde desta sexta-feira, 7, e deixou cinco pessoas mortas, sendo quatro em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo a Defesa Civil. Além disso, mais de 430 pessoas ficaram feridas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão.

Moradores relataram que o tornado chegou como um temporal, com vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruído, com destelhamento e colapso estrutural de algumas construções. A cidade tem cerca de 14 mil habitantes e fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.

As autoridades locais acreditam que possa haver mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado para atender a demanda. O Corpo de Bombeiros remanejou profissionais de todo o estado para dar apoio aos trabalhos. Ambulâncias também foram enviadas à região.

A tempestade que atingiu a cidade foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O tornado foi classificado preliminarmente como F2, com ventos que variam entre 180 km/h a 250 km/h. Certos pontos de Rio Bonito do Iguaçu, entretanto, teriam sofrido com ventos acima de 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3, segundo técnicos. Foram registrados estragos em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.

Por meio das redes sociais, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, disse que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas nas cidades atingidas. “A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente.” A expectativa é que ele visite a região neste sábado, 8. O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgates.


//