Um vídeo feito por vizinhos do Residencial Vila Verde, em Anápolis, a 55km de Goiânia, mostra o momento em que pedaços de reboco e tinta caem da parede de um bloco (veja acima). A Defesa Civil fez uma interdição parcial do térreo para evitar acidentes. Apesar do susto, nenhum morador se feriu.
O coordenador da Defesa Civil, Rafael Moreira Farinha, explicou que partes do cimento e da tinta cederam durante a chuva de domingo (10). A velocidade do vento chegou a 60 km/h no local, o que pode ter forçado a estrutura externa.
"Nós constatamos que tem uma camada de reboco muito antiga, de cerca de 40 anos. Então algumas partes sofrem de infiltração e, por isso, o reboco cedeu. A estrutura do prédio, porém, não foi afetada", esclareceu Moreira.
Os pedaços de cimento caíram em cima de um teto de amianto, que abriga os carros dos moradores. No momento da queda, no entanto, não havia veículo no local, segundo a Defesa Civil.
Como a camada de cimento é grossa e há risco de novas quedas, a Defesa Civil orientou os moradores a contrarem um engenheiro civil para fazer a reforma da parede.
"Vamos monitorar o prédio nos próximos dias devido a situação do bloco inteiro. Outros blocos do residencial já estão sendo reformados e recomendamos a reforma daquela parede", comentou Farinha.