*QUASE 1.000 VEÍCULOS FORA DE USO EM GOIÁS VÃO A LEILÃO*.
Após mapeamento realizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), 978 veículos pertencentes à frota do Governo de Goiás que estão fora de uso serão levados a leilão. Ao todo, serão realizadas 16 etapas. A expectativa é que a arrecadação da primeira fase – composta por quatro leilões, com 195 veículos – seja de R$ 400 mil.
De acordo com a Sead, os valores arrecadados são considerados receitas do Estado e podem ser aplicados em áreas prioritárias da gestão. No primeiro arremate, realizado no início deste mês, foram alienados 34 veículos, com arrecadação de R$ 172,5 mil.
Como funciona
Na alienação, cada unidade da frota recebe uma classificação:
- Sucata: veículo cuja recuperação é inviável
- Antieconômico: veículo que apresenta custo de reparo superior a 40% do seu valor de mercado.
No caso dos veículos classificados como sucata, há um credenciamento junto ao Detran para reaproveitamento e utilização de peças.
Economia
Segundo o secretário da Administração, Bruno D’Abadia, a intenção é que o Estado realize leilões periódicos, para que não haja necessidade de direcionar dinheiro público para manutenção de grandes pátios. Ele reforça ainda que a ação gera, ao mesmo tempo, receita para o Estado, evitando “novas aquisições desnecessárias.”