Grupos de notícias



Lula da Silva, de olho em Caiado, vai operar em Goiânia e Anápolis


De acordo com dois petistas baseados em Brasília, o presidente Lula da Silva, do PT, tem examinado as pesquisas de intenção de voto com extrema atenção, inclusive convocando especialistas para discutir aspectos mais recônditos dos levantamentos.

Uma pesquisa que chamou muito a atenção do prócer petista foi uma do instituto Paraná, que mostra que, se obtiver o apoio do bolsonarismo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, poderá ser seu grande adversário na eleição de 2026 (ninguém, mesmo no PT, acredita que o presidente não irá à reeleição).

Segundo um dos petistas que conversou com o Jornal Opção, especialistas em pesquisas — quantis e qualis — sugerem que Ronaldo Caiado não pode ser enfrentando da mesma maneira como o PT enfrentou Jair Bolsonaro em 2022.

Porque, embora ambos sejam de direita, Ronaldo Caiado é, politicamente, mais sagaz. O governador goiano, por ser um homem de ciência — especializado em ortopedia na França —, não tem a mesma rejeição de Bolsonaro entre os eleitores de centro, para ficar num exemplo.

Na análise petista o bolsonarismo, ao ficar sem alternativa para 2026, terá de ir com Ronaldo Caiado, que, então, passará a ser um candidato fortíssimo.

Dada a força de Ronaldo Caiado — o lulismo detectou que ela vem, na maior parte, de seu rigoroso sistema de segurança pública, que começa a ser admirado do Oiapoque ao Chuí —, que não pode ser subestimada, os camaradas do presidente Lula da Silva estão de olho nas eleições de duas cidades goianas, Anápolis e Goiânia.

Há uma operação em curso, ainda incipiente, para fortalecer as candidaturas do deputado estadual Antônio Gomide, em Anápolis, e da deputada federal Adriana Accorsi, em Goiânia. Os dois são petistas.

O interesse em Goiânia é porque a cidade tem mais de 1 milhão de eleitores e, ao mesmo tempo, concentra o PIB mais alto de Goiás (só é menor do que o do Estado). Se Adriana Accorsi for eleita, o PT ficará mais forte em Goiás, portanto, em consequência, Lula da Silva também ficará mais forte. É o que se acredita nas hostes petistas.

Por que o interesse do lulismo em Anápolis? Primeiro, porque lá o PT tem chances reais de eleger o prefeito. Antônio Gomide aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Segundo, é a cidade de Ronaldo Caiado. Terceiro, o município fica bem próximo de Brasília.

O fato é que Ronaldo Caiado está incomodando. Porque representa um risco eleitoral para a esquerda petista.

Matéria: Jornal Opção


//