Local é composto por uma grande diversidade de vegetação e espaços para convivência.
O incentivo à educação ambiental do município de Anápolis se tornou algo ainda mais concretizado com a criação do Jardim Botânico. O espaço se destaca como um refúgio verde e educativo, oferecendo agora uma oportunidade única para o público explorar suas maravilhas por meio de visitas guiadas.
Thiago Vitorino, diretor de Meio Ambiente, ressaltou que “os jardins botânicos têm um papel de destaque na conservação da biodiversidade e na sensibilização do público sobre a importância da fauna e da flora. Então essa construção é uma obra muito relevante ambientalmente para o município, pois a área abriga diversas espécies, e a construção em si protegerá a biodiversidade”, concluiu.
As visitas são programadas para os períodos matutino e vespertino, de terça a sexta-feira. No período da manhã, das 08h30 às 10h, e à tarde, das 14h às 15h30, os participantes são convidados a se aventurar pelos caminhos do jardim, guiados por especialistas que compartilham conhecimentos sobre as plantas e ecossistemas presentes.
Com horários regulares durante a semana e capacidade limitada de até 40 pessoas por grupo, a equipe de meio ambiente da Prefeitura de Anápolis garante uma experiência única. “Cada visita é uma oportunidade de aprender e se maravilhar com a biodiversidade local”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Wânia Mariano.
Durante a programação, os especialistas explicam e tiram as dúvidas sobre a flora local e incentiva a consciência ambiental dos visitantes. Por isso, os interessados em vivenciar essa experiência podem garantir a visita por meio do número (62) 9 9106-4035, ou pelo e-mail: dma@anapolis.go.gov.br.
No Jardim Botânico de Anápolis todas as árvores foram catalogadas, os passeios poderão acontecer na trilha que foi preservada. As piscinas naturais foram reativadas e, além disso, foi feito o plantio de novas mudas nativas. O local também será usado para que aulas sejam ministradas, despertando as futuras gerações para soluções baseadas na natureza.
*Jardim Botânico*
Com uma área total de 25.480 metros quadrados, o Jardim Botânico de Anápolis conta com uma gigantesca área verde, que inclui lago natural, plantas aquáticas, viveiro e estufa, trilha ecológica monitorada, banheiros, quiosques, estacionamentos, entre outras atrações.
O local completa o cinturão verde do município de Anápolis, sendo formado também pelo Parque das Águas e Parque Ipiranga, totalizando mais de 45 mil metros quadrados de área sustentável no Bairro Jundiaí. O espaço onde hoje está localizado o Jardim Botânico era anteriormente ocupado pelo antigo Clube Ipiranga, que, após ser desativado, tornou-se um ponto problemático para a cidade. No entanto, após todas as intervenções realizadas, tornou-se o maior complexo de lazer.
A área conta ainda com o Memorial Ipiranga, no qual é exposto um acervo de equipamentos do antigo clube, além de espaços de convivência, ilha da fonte e esculturas. Também tem quiosque para aulas, apresentações e serviços centrais, jardins sensorial e japonês, alameda das plantas carnívoras e das orquídeas, a trilha ecológica monitorada “Caminho das Águas”, mirante de saída da água, e apoio para área de pesquisa.