Agência Reguladora cita prejuízo à população quando o fornecimento de água é afetado por falta de energia prolongada
A Agência Reguladora do Município de Anápolis (ARM) oficiou, nesta terça-feira (1), a Saneago, empresa responsável pelos serviços de saneamento e água na cidade, e cobrou a elaboração de um Plano Emergencial para evitar episódios de desabastecimento em casos de falta de energia prolongada.
No documento, o presidente da ARM, Robson Torres, solicita “adequações, por parte da empresa, ao que se refere à continuidade, sem grandes interrupções, relativas ao fornecimento de água tratada aos anapolinos”.
A agência pede que o Plano Emergencial “garanta o restabelecimento do fornecimento de água tratada em todos os casos decorrentes da interrupção no fornecimento de energia elétrica superior a 24 horas, uma vez que, é notório o grande prejuízo a população anapolina.”
A ARM recomenda, entre as medidas, a permanência, no período de estiagem, de no mínimo três caminhões pipa para atender toda a demanda do município em casos de falta de água prolongada.
No último final de semana, um problema de energia na captação do Piancó 2 prejudicou a captação de água e comprometeu o abastecimento em alguns bairros de Anápolis. Mesmo com a resolução da falha energética, dado o alto consumo pelas condições climáticas, alguns reservatórios ainda estão com níveis baixos, o que compromete o abastecimento.
O caso é acompanhado de perto pela ARM desde sábado (28). “Para evitar novos desdobramentos semelhantes no futuro, esse Plano Emergencial é importante, assim a população não precisará lidar com qualquer grau de desabastecimento”, disse.