Grupos de notícias



Prefeito e primeira-dama homenageiam escolas de Anápolis que foram destaque no Ideb


Município melhorou nota nos anos iniciais do ensino fundamental e seguiu à frente da média nacional

O prefeito Roberto Naves e a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves homenagearam as escolas que ficaram em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Anápolis.

Entre as escolas 100% municipais, a Lindolfo Pereira da Silva, na Vila Harmonia, ficou com o título, com nota 7,5 nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta é a mesma nota da Escola Presbiteriana Orvalho do Hermom, na Vila Santa Isabel, que integra a rede conveniada com o Município.

“Quero dar meus parabéns a todos os gestores, funcionários e alunos, mas sobretudo aos professores, que tanto trabalharam para atingir este resultado e elevar a nota de Anápolis no Ideb”, destacou o prefeito Roberto Naves.

A Escola Municipal Lindolfo Pereira da Silva avançou 1,6 ponto da edição anterior do Ideb, em 2021, para a mais recente, de 2023. A Presbiteriana Orvalho do Hermom passou de 7,2 para 7,5. A briga pela liderança foi grande e definida por um décimo, uma vez que a Escola Municipal Walmir Bastos Ribeiro, no Jardim Europa, ficou colada, com nota 7,4.

“Sabemos como é importante o trabalho de cada um da comunidade escolar para obter um resultado como este. Por isso é tão importante valorizar todos e fizemos questão de vir aqui dar os parabéns para as equipes pedagógicas, funcionários, professores e alunos”, ressaltou a primeira-dama.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pelo levantamento, nos anos iniciais do ensino fundamental, 36 escolas tiveram melhora no desempenho e apenas sete apresentaram decréscimo da nota. Outras duas mantiveram os índices de 2021.

Mais destaques

O maior crescimento de uma edição para a outra foi da Escola Municipal Pastor Miguel Moreira Braga, no Itamaraty, que avançou 1,8 ponto e atingiu nota 6,9. No distrito de Souzânia, a Escola Municipal Gomes Santana Ramos elevou sua nota em 1,3 ponto de 2021 para 2023. As escolas municipais Walmir Bastos Ribeiro, no Jardim Europa; Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara; Dona Alexandrina, no Jardim Alexandrina; e Eurípedes Almeida Martins, na Boa Vista, subiram 1 ponto cada.

No geral, o município melhorou a avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e se consolidou como a segunda melhor educação de Goiás entre as principais cidades.

A Rede Municipal de Ensino saltou de 6, em 2021, para 6.2 no ano passado. O resultado fica acima da média nacional, de 6. Entre as três principais cidades do estado, Anápolis fica atrás apenas de Goiânia, que atingiu nota 6.5. Aparecida de Goiânia teve avaliação 5.6 no Ideb.  

“Este resultado mostra que estamos no caminho certo para consolidar Anápolis como referência em educação no país. Temos professores qualificados e mantemos um acompanhamento pedagógico para dar às nossas crianças a oportunidade de se desenvolver desde cedo”, ressaltou a secretária de Educação, Flávia Fernanda.


//