Grupos de notícias



Policiais Militares salvam vida de motorista após crise convulsiva, em Anápolis.


Uma ação de dedicação e proatividade de três sargentos da PM deve ter salvado a vida de um motorista no fim da tarde da última terça-feira (1º/11), enquanto dirigia pela avenida Brasil Sul, na altura do 4º Batalhão da Polícia Militar.

Segundo relato da PM, o homem conduzia seu veículo passando em frente ao quartel, quando perdeu o controle do carro avançando na direção de outro veículo, conduzido por Matheus Flávio de Oliveira. Segundo Matheus, o veículo conduzido pelo homem zigue-zague pela pista até bater contra o canteiro da avenida.

Matheus saiu do seu veículo e tentou correr atrás do Peugeot branco para tentar, de alguma forma, parar o carro que estava em movimento lento e resvalando de forma contínua pelo canteiro. Quando Matheus Flavio Oliveira conseguiu puxar o freio de mão e parar o veículo, viu que o motorista estava tendo convulsões no banco do motorista.

Matheus correu em direção ao corpo da guarda do 4º BPM gritando por socorro e dizendo que havia uma pessoa passando mal na direção do veículo. Imediatamente três sargentos correram em direção ao veículo que já estava parado sob a via Avenida Brasil Sul, em frente ao quartel.

A proatividade dos policiais foi fundamental. O sargento Patrick Gomes estava de folga e tinha ido ao quartel para assinar alguns documentos internos quando escutou, juntamente com o colega de posto Márcio Bueno, que estava trabalhando no corpo da guarda, e o também sargento Ubiratan Rodrigues, que cuidava da limpeza e conservação no pátio do local.

Os militares encontraram a vítima aparentemente desacordado. Imediatamente, o Sgt Ubiratan começou a realizar massagem cardíaca no motorista ainda dentro do veículo, enquanto Patrick erguia os braços da vítima e deitava o banco para facilitar a massagem cardiorrespiratória. Enquanto isso, o Sgt Márcio já providenciava a segurança e a organização do trânsito no local e acionava o atendimento do SAMU.

O motorista começou a expelir sangue pela boca e os policiais o tiraram do interior do veículo e o puseram no chão para dar sequência aos procedimentos de urgência. Ubiratan retomou a massagem cardíaca, enquanto Patrick realizava manobras de desobstrução de vias aéreas. Aos poucos, a vítima foi recobrando a consciência, quando a viatura SAMU chegou ao local e assumiu o atendimento, levando o paciente para a UPA da Vila Esperança.

Felizmente tudo acabou bem. Uma hora depois, uma assistente social informou que o motorista já tinha sido medicado e liberado. O motorista disse aos médicos que sofre de crises convulsivas e que não tinha tomado corretamente os remédios naquele dia.

Graças a um policial de folga, outro no corpo da guarda, outro que dava manutenção no pátio do quartel, mas que acorreram para atender uma emergência, evitou-se que algo pior pudesse acontecer.


//