Grupos de notícias



PIS/Pasep: pagamentos iniciam nesta segunda-feira; confira se você recebe


As pessoas contempladas pelo benefício PIS/Pasep — Programa de Integração Social com o fundo do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público — nascidas em setembro e outubro estão liberadas para retirar os valores a partir desta segunda-feira, 15. O pagamento pode chegar até um salário mínimo (R$1.412) estimado baseado no número de meses trabalhados no ano-base de pagamento em 2022.

O PIS é restituído pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores. As pessoas que não retirarem o dinheiro nesta segunda podem pedir os valores até dia 27 de dezembro deste ano. Isso também vale para os nascidos entre janeiro e junho que já tiveram o benefício liberado.

O abono salarial do PIS/Pasep foi liberado de maneira antecipada para os residentes do Rio Grande do Sul e está disponível desde 15 de maio. No restante do Brasil, o pagamento segue o calendário normal. O governo também autorizou o pagamento de duas parcelas extras do seguro-desemprego para quem já recebia o benefício ou teve o pedido aprovado antes de 5 de maio, quando foi reconhecido o estado de calamidade pública no estado.

É necessário ter sido demitido sem justa causa entre 1º de dezembro de 2023 e 5 de maio de 2024. O Ministério do Trabalho e Emprego informou que as parcelas extras serão liberadas junto com a última parcela regular. Portanto, a data de pagamento varia para cada beneficiário. A previsão é que todos recebam até agosto.

Nascidos em setembro e outubro recebem no dia 15 de julho, já os que são de novembro e dezembro recebem em 15 de agosto. O benefício fica disponível até 27 de dezembro deste ano. Tem direito ao benefício aquela pessoa inscrita no PIS/Pasep há mais de cinco anos e que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, ano-base de pagamento, com salário mensal que alcance até dois salários mínimos.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores do setor privado com carteira assinada. Quem é cliente da Caixa recebe automaticamente conforme o mês de aniversário. Quem tem conta-corrente ou poupança na Caixa recebe o crédito direto na conta. Os demais recebem na poupança social digital via Caixa Tem, onde podem pagar contas, fazer transferências, usar maquininhas e comprar com cartão de débito virtual.

O Pasep é pago pelo Banco do Brasil para servidores públicos que trabalharam em 2022. Clientes do Banco do Brasil recebem direto na conta. Quem não é cliente deve ir a uma agência do banco para sacar o dinheiro.


//