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Mais sete cidades de Goiás terão praças de pedágio; confira os pontos.


A partir de outubro próximo, os motoristas que transitarem por mais sete cidades goianas em rodovias federais terão de pagar para dar continuidade à viagem. Nos municípios de Porangatu, Estrela do Norte, Campinorte, Hidrolina e Jaraguá a cobrança pelo pedágio será feita na BR-153, já na cidade de Santa Rita do Novo Destino a praça é na BR-080, enquanto que em Corumbá o pagamento vai ser feito por quem passa pela BR-414. Os locais são administrados pela concessionária Ecovias do Araguaia e ainda não há um dia exato para começar a valer e nem mesmo um preço informado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Segundo a concessionária, os valores das tarifas de pedágio estão em definição pela ANTT “e, assim que estabelecidos, serão amplamente divulgados pela Ecovias do Araguaia”, ao confirmar que o início da cobrança “deve acontecer até outubro deste ano”. No geral, a empresa venceu o processo de licitação em 2021 ao propor um preço de R$ 10,12 a cada 100 quilômetros (km) de rodovia, o que daria um custo total de cerca de R$ 60 para se locomover de Anápolis até Aliança do Tocantins (TO) pela BR-153 sentido norte.

No entanto, como houve deságio na licitação (proposta menor que o preço padrão) é necessário cálculo da agência federal para cada praça de cobrança de pedágio. Válido lembrar que a Ecovias substitui a empresa Galvão Engenharia, que esteve na concessão de setembro de 2014 a agosto de 2017, quando o contrato sofreu caducidade e uma nova licitação foi realizada. Na época, em contrapartida, o governo federal estimava um valor de pedágio de R$ 9,22 a cada 100 km, e a proposta apresentada pela Galvão foi de R$ 4,97 por esta mesma distância.

A Ecovias do Araguaia, que assinou o contrato de concessão em outubro de 2021 e começou a operar em um total de 850,7 km das rodovias federais em abril deste ano, informa que no momento “estão sendo implantadas um total de nove praças de pedágio, entre os estados de Goiás e Tocantins. Com relação às edificações, já estão finalizadas”. Os locais, no entanto, estão em processo de ajustes finais para operacionalização das praças. No Tocantins haverá cobrança nos pontos das cidades de Aliança e Alvorada do Norte.

Atualmente, outras 11 cidades do Estado de Goiás possuem praças de pedágio, todas elas em concessões de rodovias federais. Também na BR-153, mas desta vez na parte Sul (entre Goiânia e a divisa com o estado de Minas Gerais), quatro municípios possuem o local de cobrança, sendo eles Goianápolis (R$ 5,10 para automóveis), Itumbiara (R$ 9,00) e Piracanjuba e Professor Jamil (R$ 7,40), que dividem uma mesma praça, todas estas de responsabilidade da Triunfo Concebra. A mesma empresa opera na praça de Alexânia, da BR-060 (R$ 6,90).

Há ainda três praças de pedágios na BR-364, da concessionária Ecovias do Cerrado, nos municípios de Paranaiguara, Aparecida de Rio Doce e Jataí, todos no valor de R$ 5,20 para os automóveis de passeio. Na cidade de Cristalina, o motorista dos carros comuns pagam R$ 5,80 ao trafegarem pela BR-040, sob responsabilidade da Via040. Já na BR-050, nas cidades de Ipameri (R$ 6,90) e Campo Alegre (R$ 7,40), são cobrados pedágios pela ECO050.

Radares

Além de novas praças de pedágio, em outubro os motoristas goianos também serão fiscalizados por mais 80 radares eletrônicos, todos eles nos trechos da concessionária Ecovias do Araguaia. “Conforme contrato de concessão firmado com o governo federal em outubro de 2021, está prevista a instalação de 80 dispositivos fixos de controle de velocidade ao longo dos 851 quilômetros de vias sob responsabilidade da Ecovias do Araguaia. Na BR-153, serão 61 dispositivos; 15 na BR-414 e quatro na BR-080”, informa.

Os equipamentos serão implantados até outubro, mas “ainda não há data definida para início da operação fiscalizatória punitiva dos controladores de velocidade”. Algumas estruturas já estão instaladas, mas ainda em fases de testes, para verificação, calibração e aferição dos equipamentos e sistemas. Ainda passará pela avaliação da sinalização regulamentar e pela integração dos sistemas para trâmite das informações e dados com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Atualmente, as rodovias federais em Goiás possuem 187 radares eletrônicos, sendo 19 a mais do que em novembro (veja quadro). Destes, 111 estão sob responsabilidade das concessionárias e os demais são do governo federal.


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