Recursos serão repassados ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Além de ajudar instituições que apoiam projetos voltados a crianças e adolescentes do município, através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), também é possível destinar parte do seu imposto de renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). Os recursos serão aplicados em ações, projetos e instituições que atuam em favor da pessoa idosa em Anápolis, que devem estar inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
A contribuição não tem custo algum, já que a destinação é feita a partir da declaração do imposto de renda, que pode ser feita até o dia 29 de abril para pessoas físicas e até o dia 29 de julho para pessoas jurídicas. A doação é feita de forma voluntária, ficando limitado a 3% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas. Os interessados devem procurar seu contador caso queiram realizar sua contribuição.
O recurso garante o funcionamento dos serviços socioassistenciais voltados aos idosos, proporcionando a eles mais qualidade de vida por meio dos valores repassados e garantindo o cumprimento dos direitos sociais como aborda o Estatuto do Idoso. A Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, à frente do fundo, prestará contas mensalmente ao Conselho Municipal do Idoso para comprovação do repasse financeiro às instituições contempladas.
“Nós acolhemos pessoas em vulnerabilidade social, especialmente com debilidades mentais e físicas, e estamos aqui para receber todos e ajudá-los para que se sintam amados, valorizados. Para isso, contamos com o apoio de todos vocês a partir desse ano, pessoa física ou pessoa jurídica, para destinar parte do seu imposto de renda para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa”, diz o frei José Maria, presidente da Casa de Acolhimento Nossa Senhora de Guadalupe.