A diretoria do Flamengo, bicampeão brasileiro, tentou convencer os demais clubes.
Mas não recebeu apoio. A CBF trabalhou contra, pressionando eventuais apoiadores, lembrando que são compulsivos tomadores de adiantamento de cotas.
Sem conseguir paralisar o Brasileiro, durante a Copa América por bem. O clube de maior torcida no país entrou na Justiça. Quer a competição nacional paralisada enquanto acontecer o torneio internacional.
Por estar sem cinco atletas. Gabigol e Everton Ribeiro estão na Seleção Brasileira. Arrascaeta serve ao Uruguai, Isla ao Chile e Piris da Motta ao Paraguai. O principal argumento é que a CBF respeite o que fez em 2019.
Também com a Copa América, as partidas do Brasileiro não aconteceram. Primeiro, o pedido foi no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Mas a promessa da diretoria é lutar por seus direitos até o fim. Podendo chegar na justiça comum."