Começam a operar no Brasil, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a 55 km de Goiânia, nesta segunda-feira (19), os caças F-39 Gripen, que foram comprados em 2014. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as aeronaves vão fazer parte do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e serão os principais vetores da defesa aérea no país.
A cerimônia que dá início às atividades acontece na Base Aérea do município. Para a FAB, o início das operações dos caças representa um salto tecnológico para o Brasil. Em 2019, o Fantástico visitou a linha de produção do Gripen na Suécia.
Aeronaves
Os primeiros caças do modelo pousaram em Anápolis no dia 30 de novembro deste ano. As aeronaves são do modelo F-39 Gripen operacional e vieram da Suécia.
Antes de pousar em Goiás, os caças passaram por um período de testes em São Paulo, de onde decolaram. O g1 mostrou na reportagem publicada no dia 30 de novembro que, até esta data, cinco aeronaves já haviam chegado ao Brasil.
As aeronaves têm 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e podem chegar a 2.400 km/h.
Diferencial
Segundo a FAB, o F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo. O caça é reconhecido pela eficiência, o baixo custo de operação, a elevada disponibilidade e a capacidade tecnológica avançada da aeronave.
Especificações técnicas
Conforme mostrado pelo Fanstástico, o caça tem mísseis e bombas inteligentes que acertam alvos fora do alcance visual do piloto. Além disso, para evitar ataques virtuais, o Gripen é todo conectado e não pode ser invadido.