Um fato lamentável foi registrado nesta quinta-feira (12), no distrito de Joanápolis, em Anápolis. Uma cachorra foi morta a tiros, causando revolta entre os moradores da região.
De acordo com relatos da comunidade, casos de envenenamento e abandono de cães têm sido frequentes no lixão de Joanápolis. A cadela morta era castrada e recebia cuidados de protetores independentes, assim como outros animais que foram deixados no local.
“Não podemos aceitar tamanha covardia. A população e os protetores estão revoltados com a situação que está acontecendo com os animais”, relatou um morador.
Maus-tratos a animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê punição para atos de abuso, ferimento ou mutilação de animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Para cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, aumentou a pena para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
Fonte: Rota Policial Anápolis