Grupos de notícias



Após forte chuva neste domingo, prefeito Roberto Naves anuncia situação de emergência.


Trabalho conjunto entre secretarias de Serviços Urbanos, Obras, Meio Ambiente, Integração Social, Planejamento, Defesa Civil, CMTT, Procuradoria, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros está ocorrendo desde a noite de ontem.

A forte chuva que caiu em Anápolis neste domingo, 12, mobilizou servidores de secretarias da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, CMTT, Procuradoria-Geral do Município, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para várias frentes de trabalho. Desde as primeiras horas, as equipes atuaram para realizar interdições de pontos de risco, limpeza de vias, atendimento a famílias e avaliações técnicas para solução de problemas estruturais. Em entrevista na manhã desta segunda-feira, 13, em visita à Avenida Independência, onde uma ponte cedeu com a força da água, o prefeito Roberto Naves anunciou que será decretada situação de emergência na cidade.

“Já autorizei o procurador do município para que ele possa dar entrada nos processos de desapropriação dessas áreas de alagamento para que possamos construir bolsões de contenção”. O chefe do Executivo informou que, “em duas horas, choveu o que era para chover em 72 horas”.

Na ocasião, o prefeito disse ainda que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, em conjunto com a Defesa Civil, vai indicar as áreas que são consideradas críticas e as áreas de alagamento. “Esse mapeamento será apresentado para que a gente possa publicar o decreto emergencial, que vai durar o tempo necessário para a execução de obras que devem levar em torno de 45 a 60 dias para serem finalizadas. Vamos suspender temporariamente alvarás de construção e cancelar o uso do solo para que possamos fazer um estudo e definir o que precisa ser desapropriado ou não”.

Em relação às famílias que foram prejudicadas por conta da chuva, Roberto Naves disse que a população não deve se preocupar. “A primeira-dama Vivian Naves, juntamente com a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Eerizania Freitas, já estão procurando as famílias que foram prejudicadas pela chuva para que possamos, através de um conjunto de medidas assistenciais, como o Aluguel Social, da mesma forma fornecer alimentos ou abrigo temporário, dando o apoio necessário a quem precisa. Então a Prefeitura está procurando acolher essas pessoas”.

O chefe do executivo relembrou que já foi resolvida a maioria dos pontos de alagamento na cidade. “A Prefeitura tem trabalhado incessantemente no que diz respeito à limpeza das bocas de lobo, colocamos guard-rails – sistemas de proteção nas laterais de pistas – na Rua Amazílio Lino, trabalhamos para dar manutenção na cabeceira de algumas pontes, que evitou que elas pudessem cair. Então temos trabalhado diuturnamente para poder minimizar os riscos, mas numa chuva como a que aconteceu ontem é impossível prever o estrago que ela provoca”.

Em relação ao cronograma do Anápolis Investe, o prefeito disse que não muda nada, “até mesmo porque dentro desse programa nós já tínhamos obras estruturantes para poder resolver esses problemas. Então, dentro do Anápolis Investe, já estava previsto isso. O que vamos fazer é acelerar essas obras no que diz respeito às questões estruturantes”.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo Zap da Prefeitura, pelo telefone (62) 3902-2545 ou pelo e-mail defesacivil@anapolis.go.gov.br. Para acionar a Secretaria de Integração Social, as formas de contato são os telefones (62) 99530-0625 ou 0800-646-1117.


//