A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, em coletiva nesta sexta-feira (12), que 100 antenas foram instaladas em Goiás no processo de preparação para a chegada do 5G. O sinal começa a ser ativado em Goiânia na próxima terça-feira (16). Já a previsão para Anápolis e Aparecida de Goiânia é que a nova internet esteja disponível a partir de janeiro de 2023.
Nas outras cidades com mais de 200 mil habitantes, a Anatel prevê a liberação a partir de julho do próximo ano.
Também na terça-feira da próxima semana, Salvador e Curitiba começam a acionar o sinal 5G. Durante a coletiva de hoje, o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz Moreira informou que outras 15 cidade que deveriam ter o sinal ligado na próxima semana, como Manaus, Palmas e Vitória, tiveram o prazo ampliado por falta de equipamentos para instalação, que são importados.
Antenas
A previsão mínima de edital seria de 19 antenas por operadora, com 57 no total. Com a instalação das 100 antenas em Goiás, 10% da cobertura estaria atendida. A ampliação será gradativa. Os testes na cidade já vem sendo feitos desde o começo da semana, sem problemas que estivessem fora do esperado.
Moreira reforça que apesar das próximas cidades terem o prazo ampliado, com a chegada dos equipamentos, previstos para a próxima semana, as instalações já vão ocorrer. Caso os testes sejam concluídos antes do prazo, o sinal já pode ser liberado. Mas ele detalha que é necessário cautela, já que o sinal pode atrapalhar outros tipos de transmissão, como no caso das tvs com sinal digital.