O Anápolis Futebol Clube está classificado para a Copa do Brasil 2024. A vaga foi herdada do Goiás, que derrotou o Paysandu na final da Copa Verde, na quarta-feira (31), em Goiânia.
Com o título, o time esmeraldino se garantiu diretamente na terceira fase do torneio nacional no ano que vem, abrindo uma vaga via estadual. Com isso, além do Atlético Goianiense e da Aparecidense, o Galo da Comarca, que foi quarto colocado no Campeonato Goiano, se qualifica.
Nas redes sociais, os torcedores do time tricolor comemoraram a vaga para a competição. Uma das postagens mais comentadas, além da foto oficial do clube, foi a de um torcedor dizendo “faz o pixc CBF”, em referência a premiação oferecida pela entidade aos participantes da competição. Em 2023, somente por participar da primeira fase, os times embolsaram entre R$ 750 mil e R$ 1,4 milhão.
Esta será a segunda aparição do Galo no torneio. Na última vez que participou da Copa do Brasil, em 2017, o Anápolis foi eliminado após empatar em 0 a 0 com o Bragantino, em jogo único, no Estádio Jonas Duarte. De acordo com as regras da competição, o time com o pior ranqueamento joga a primeira fase em casa e em caso de empate, está fora da competição.
Ainda há a possibilidade de pelo menos um clube goiano se classificar para a próxima edição da Copa do Brasil, mas tudo depende dos resultados obtidos por Vila Nova e Atlético na Série B.
Caso o Tigre vença a competição, está garantido na terceira fase da Copa do Brasil. Se for o Dragão o campeão da segundona, quem fica com a classificação é o Crac, quinto colocado do Goianão 2023.
Para 2024, mesmo se não subir à Série C, o clube tem garantia de calendário cheio. Além do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil, a equipe tricolor já tem vaga garantida na Série D, pelo desempenho no estadual.
Trabalho a longo prazo
O Anápolis vem de bons resultados nas últimas temporadas, garantindo classificação para o Brasileirão Série D por três anos consecutivos, um feito inédito na história tricolor. Embora não tenha conquistado o acesso à Série C nacional, o Galo fez campanhas sólidas. No ano passado, por exemplo, os tricolores foram eliminados nos pênaltis pelo Real Noroeste.
Neste ano, a equipe ainda está invicta no Brasileiro. Em quatro jogos, foram dois triunfos e dois empates, o que dá ao Anápolis o segundo lugar do grupo A5, com oito pontos, atrás apenas do líder Ceilândia.
A boa fase tem como esteio o técnico Luís Carlos Winck, que está na terceira temporada no comando do Galo. Em 2023, inclusive, o gaúcho foi eleito o melhor treinador do Goianão. O trabalho também rendeu a ele o título de cidadão anapolino, numa homenagem da Câmara Municipal.
Já são 53 jogos do Anápolis com Winck no comando, com 24 vitórias. Neste ano, o treinador chegou a recusar uma proposta mais vantajosa do Brasiliense, rival tricolor na Série D, para permanecer na Boa Vista.
O Anápolis volta a jogar neste sábado (3), às 17h, contra o União de Rondonópolis-MT, às 17h, no Jonas Duarte. O grupo tricolor na Série D também tem Ceilândia, Brasiliense, Iporá, Operário de Várzea Grande-MT, Real Ariquemes-RO e Interporto-TO.
Matéria: DM Anápolis